segunda-feira, 19 de setembro de 2011


14/09/2011 14h09 - Atualizado em 14/09/2011 14h16
Vetado pelo clube para ir ao Pan, Raphael é o primeiro a deixar seleção
Até o fim de semana, Bernardinho cortará mais dois atletas antes da viagem para Cuiabá
Por Helena Rebello
Saquarema, RJ




Raphael não foi liberado pelo Trentino, da Itália,
para ir ao Pan (Foto: Alexandre Arruda / CBF)
Por uma decisão do Trentino, o período de treinos de Raphael com a seleção brasileira foi mais curto do que o levantador gostaria. Nos planos da comissão técnica para disputar os Jogos Pan-Americanos em outubro, o atleta teve a participação no torneio vetada pelo clube italiano e acabou dispensado do grupo que treina em Saquarema antes mesmo do corte oficial para o Campeonato Sul-Americano, que começa dia 19 de setembro, em Cuiabá.
Como o Pan não é um torneio vinculado à Federação Internacional de Vôlei (FIVB), cabe às equipes a decisão de liberar ou não os atletas para suas respectivas seleções. E, diante da negativa dos italianos, Bernardinho e seus auxiliares optaram por focar o trabalho apenas em Bruno e Marlon.
Mesmo com a dispensa antecipada, Marlon avaliou a participação de Rapha nos treinos no Centro de Desenvolvimento de Saquarema como positiva em diversos aspectos. Esta foi a primeira vez no ano em que um terceiro atleta da posição foi convocado.
- Ele é um supercampeão internacional, e nos ajudou muito pela pessoa que é e pelo desenvolvimento do trabalho. Conseguimos ter um intervalo maior de descanso e ao mesmo tempo se motiva mais porque é mais um incentivando e buscando espaço, nos fazendo correr mais pela seleção. – disse o atleta do Rio de Janeiro.
Com apenas dois concorrentes pela vaga de titular, Bruninho minimiza a disputa e frisa que o grupo sai sempre ganhando. Tanto pela vontade de cada um dar sempre o seu melhor quanto pela confusão na marcação adversária, já que cada um possui características singulares.
- Vamos mudando um pouco e os rivais têm que se adaptar. Eles não sabem quem vai entrar e, mesmo quando entramos, levam um tempo até se adequarem. Eu jogo um pouco mais pelo meio, o Marlon já é mais veloz pelas pontas. Cada um tem um ponto forte, e isso mostra a força do nosso grupo como um todo.

Os levantadores Marlon e Bruninho treinaram com a seleção nesta quarta (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
A seleção masculina embarca no sábado para Cuiabá. Bernardinho fará mais dois cortes antes da viagem. O treinador quer levar 14 atletas para a capital matogrossense para ajudar na composição durante os treinos. A estreia do Brasil será às 19h do dia 19, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, contra o Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário